A Eucaristia é parusia (ou
parúsia) presença real de Cristo sob as espécies
eucarísticas presença sacramental. Na Eucaristia já acontece a vinda de
Jesus, porém, não na Sua segunda e definitiva vinda. Assim parusia
significa vinda, chegada ou advento.
Antigamente usava-se o termo parusia para se descrever a visita de um rei ou imperador. Por isso,
a Eucaristia é a vinda do nosso Rei para entrar na vida dos Seus servos. Cristo
nos visita na Eucaristia. Foi o melhor e mais simples meio de todos
terem acesso a Deus. A parusia é a presença no Senhor Glorioso, Real e
Verdadeiro.
Sabemos que haverá a parusia no
final dos tempos, mas também sabemos que ela acontece em cada Santa Missa
celebrada. Foi o próprio Jesus que estabeleceu a Eucaristia como um
acontecimento escatológico parusia a vinda
do Rei e do seu Reino, sendo que isso acontece em cada Celebração Eucarística.

A Igreja, que é o Reino, o Reino
onde o Rei reina na Eucaristia. Ela clama todos os dias: Vinde, Senhor Jesus pois estamos comprometidos com a liturgia da vinda de Jesus, com Sua
presença real, a Sua parusia.
O Reino de Deus vem desde a Santa Ceia e na Eucaristia, Ele está no meio de nós. O Reino virá na glória quando Cristo restituir a seu Pai. A Igreja sabe que, desde agora, o Senhor vem em sua Eucaristia, e que ali Ele está, no meio de nós. Contudo, esta presença é velada (Catecismo da Igreja Católica, n. 2816 e 1404).
O Reino de Deus vem desde a Santa Ceia e na Eucaristia, Ele está no meio de nós. O Reino virá na glória quando Cristo restituir a seu Pai. A Igreja sabe que, desde agora, o Senhor vem em sua Eucaristia, e que ali Ele está, no meio de nós. Contudo, esta presença é velada (Catecismo da Igreja Católica, n. 2816 e 1404).
A Eucaristia consiste em duas
realidades: a terrena e a celeste. Por isso, enquanto esperamos a vinda
gloriosa de Jesus no fim dos tempos, vamos recebê-Lo com ardor a vinda dEle em cada Eucaristia para nos preparar para Sua vinda definitiva.
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