O que significa Pentecostes?
É uma palavra que vem do grego e
significa "quinquagésimo". É o 50° dia depois da Páscoa. É a
solenidade da vinda do Espírito Santo. Junto com Natal e Páscoa, forma o tripé
mais importante do Ano Litúrgico. Esse detalhe ajuda a compreender por que
Pentecostes pertence ao Ciclo da Páscoa.
Qual é a cor litúrgica de
Pentecostes e seu significado?
O vermelho domina essa
solenidade, associado ao fogo, símbolo do amor. 0 Espírito Santo é chamado
de "Espírito do amor".
Como surgiu a festa de
Pentecostes?
Antes de ser uma festa dos
cristãos, Pentecostes foi festa dos judeus, e sua origem se perde nas sombras
do passado. Antes de se chamar assim, tinha outros nomes, e era uma festa
agrícola. Em Êxodo 23,14-17 é chamada de festa da Colheita, a festa dos
primeiros feixes de trigo colhidos. Em Êxodo 34,22 é chamada de festa das
Semanas. Por que "festa das semanas"? A explicação é dada pelo
Levítico (23,15-21): calculavam-se 7 semanas a partir do inicio da colheita do
trigo. 7 semanas = 49 dias.
Com o tempo, ela perdeu sua
ligação com a vida dos agricultores, recebeu o nome grego de Pentecostes e se
tomou festa cívico-religiosa. No tempo de Jesus, celebrada 50 dias apos a
Páscoa, ela recordava a dia em que no Monte Sinai, Deus entregou as tábuas da
Lei a Moises. Os Atos dos Apóstolos fazem coincidir a vinda do Espírito Santo
com a festa judaica de Pentecostes.
Quem recebeu o Espírito Santo no
dia de Pentecostes?
O episodio de Pentecostes é
narrado por Lucas em Atos 2,1-11. Sem muita reflexão, seriamos tentados a
responder que apenas os Doze apóstolos é que receberam o Espírito Santo. Mas
lendo com atenção o contexto desse acontecimento poderemos ter surpresas.
De fato, Lucas disse, antes que
viesse o Espírito: "Os apóstolos voltaram para Jerusalém, pois se
encontravam no chamado monte das Oliveiras, não muito longe de Jerusalém: uma
caminhada de sábado. Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam
hospedar-se. Ai estavam Pedro e João, Tiago e Andre, Filipe e Tome, Bartolomeu
e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelote e Judas, filho de Tiago. Todos
eles tinham os mesmos sentimentos e eram assíduos na oração, junto com algumas
mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com as irmãos de
Jesus. Nesses dias, ai estava reunido um grupo de mais ou menos cento e vinte
pessoas" (Atos 1,12-15a). No dia de Pentecostes, já com Matias
substituindo o traidor Judas, Lucas afirma que "todos eles estavam
reunidos no mesmo lugar" (2,1). Na fala depois de terem recebido o
Espírito Santo, Pedro cita a profeta Joel, que previa a efusão do Espírito
sobre todas as pessoas: "Nos últimos dias, diz o Senhor, eu derramarei o
meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e filhas de vocês vão
profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos. E, naqueles dias,
derramarei o meu Espírito também sobre meus servos e servas, e eles
profetizarão" (2,17-18; veja Joel 3,1-5). Não se pode, portanto, afirmar
que somente os Doze ap6stolos e que receberam o Espírito.
0 fenômeno de falar em línguas
surgiu em Pentecostes?
O dom de falar línguas estranhas
era um fenômeno restrito praticamente às comunidades cristãs de Corinto. Esse
dom tem pouco a ver com a Pentecostes de Atos 2,1-11. Lá em Corinto, as pessoas
rezavam a Deus em línguas estranhas,
todas juntas, sem que alguém
compreendesse coisa alguma. Paulo põe ordem nessa "babel", mandando
que orem um por vez, com interprete (1 Coríntios 12-14).
Em Atos as coisas são bem
diferentes: "Todos ficaram repletos do Espírito Santo, e começaram a falar
em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Acontece que
em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nacões do mundo. Quando
ouviram barulho, todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um
ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem. Espantados e surpresos,
diziam: 'Esses homens que estão falando, não são todos galileus? Como é que
cada um de nós os ouve em sua própria língua materna? ... E cada um de nós em
sua própria língua os ouve anunciar as maravilhas de Deus!'" (2,4-8.11).
Lucas montou a cena de
Pentecostes sobre o molde da entrega da Lei a Moises, ou seja, sobre o molde do
Pentecostes judaico. Compare Atos 2,1-11 com Êxodo 19,1-20,21, e anote as
coincidências. Em Êxodo, todo o povo reunido ao redor do monte; em Atos, o
mundo inteiro reunido em Jerusalém. No Êxodo, relâmpagos, trovões, nuvem escura
etc., símbolos de teofania (= manifestação de Deus); nos Atos, vento forte,
línguas como de fogo, símbolos teofânicos (= manifestação do Espírito de Deus).
Qual a mensagem de Pentecostes?
A mensagem vem , sobretudo das
leituras dessa solenidade, que são sempre as mesmas: Atos 2,1-11; 1 Coríntios
12,3b-7.12-13; João 20,19-23. Eis alguns temas que deveriam ser aprofundados.
1. O supremo dom do Pai e de Jesus a humanidade é o Espírito Santo. 2. Soprando
sobre os discípulos, Jesus esta recriando a humanidade mediante o sopro do
Espírito. 3. Recebendo o Espírito de Jesus, os cristãos recebem igualmente a
mesma missão. 4. O Espírito é dado a todos. Ninguém fica sem ele, e ninguém o
possui plenamente. 5. O Espírito leva a humanidade a formar uma só família, no
amor, diferentemente de Babel-confusão, em que as pessoas não se entendem.
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